Orkut morreu? Não mesmo.

Abusando da autoridade auto-proclamada, muitos bambambans da internet assinaram um atestado de óbito sem fazer autópsia. Declararam em vários lugares que o orkut estava morto! Quem matou? segundo disseram, foi um pouco o twitter e principalmente o facebook. Mas estavam certos? Xiii.. não tavam não. O orkut tá vivo, fora da UTI e respirando sem ajuda de aparelhos. E recentemente pude vivenciar uma grande prova de que ele ainda É MUITO ÚTIL.
.
Recentemente, na fome de adentrar o universo dos novos celulares, vi vendendo um aparelho com sistema operacional Android 2.1 por menos de 300 dilmas, o ZTE X850 desbloqueado da TIM. Ele custou 260 exatamente na loja on-line do ponto frio. Antes de comprar, claro, li resenhas sobre ele. Muitas falavam mal. Mas resolvi conferir na comunidade dele no orkut o que falavam e, para minha surpresa, todos os usuários estavam extremamente satisfeitos com o aparelho. Prefiro confiar em quem tem: comprei.
.
Se gostei do celular? bastante! Não me decepcionou em quase nada, já que finalmente eu podia jogar Angry Birds, conversar pelo Whatsapp e tantas outras coisas legais do Android. Mas havia um item estranho ali: a câmera. Fotos extremamente ruins e já havia lido sobre isso na comunidade do orkut. Como não ligo muito pra fotos, ignorei tal problema.
Pois é, o Android já está em sua versão 2.3 para celulares e o aparelho já ainda está na versão 2.1, pois nem a ZTE nem as operadores que o comercializam (no caso, VIVO e TIM) disponibilizaram atualizações para o mesmo. A solução? Alguns nerds conseguiram desenvolver o Android 2.3 para ele e aí que começou a confusão (e a grande prova que o orkut não só está vivo com tem força).
Pra facilitar os fatos, colocarei em mini-tópicos.

1- O fato curioso com a instalação do Android 2.3:
Incrivelmente, os celulares que eram da operadora VIVO funcionam com tudo de boa após a atualização. Os que eram da TIM, não. Problema no software padrão deles? dificilmente. Nos aparelhos TIM, após a instalação, as câmeras simplesmente NÃO ERAM RECONHECIDAS PELO CELULAR.

2- Mas como assim esse problema com as câmeras?
Pois é... no verso do aparelho, há bem grande um número indicando resolução 3.2. No manual dele, na página 61, fala sobre a opção de auto-foco. Nunca consegui ver tal opção no meu. Nos celulares da Vivo a opção estava presente.

3- E aí, o que aconteceu?
Pois é, agora vem a grande força do orkut. Discutindo sobre a atualização na comunidade do aparelho, desconfiaram que esse conjunto de coincidências (não ter auto-foco, a qualidade da câmera ser ruim e a nova versão do Android não reconhecer a câmara) poderia ser um indicador de que o problema fosse um hardware diferente entre os aparelhos. Como descobrir? No android 2.1, digitando o código *983*24474636#. CERTEIRO: nos celulares da vivo, indicava MT9T112-3.0MP-AF (câmera 3.0, com auto-foco) e nos da TIM, MT9D113-2.0MP-FF (2.0, sem auto-foco).Verdade descoberta.Celulares que deveriam ser iguais, inclusive como consta na certificação da Anatel, não são.

4- Tá, e agora?
Bom, descoberta a "fraude", a mobilização via orkut começou a rolar FORTE. Foi feito um tópico com um modelo de e-mail explicando tudo pra ZTE e solicitando uma solução para o caso. Eu inclusive coloquei tal modelo de carta no Google Docs para copiarem e mandarem. Depois de MUITOS E MUITOS e-mails mandados, a ZTE reconheceu o erro e solicitou que todo mundo mandasse o celular para assistência para troca da câmera. Isso foi em meados de junho. No fim de julho, ela anunciou o "recall" dos aparelhos que possuem hardware inferior.
......

VAMOS CONCLUIR.
Bom, o resultado foi satisfatório? Em parte, sim. Eu, particularmente, não mandei meu celular pra assistência ainda. Estou esperando a tal remessa de câmeras chegar da china para substituição e só aí mandar o meu pra não ter que ficar sem celular. A câmera nem me faz tanta falta, mas como uso ocasionalmente, vou fazer o procedimento só pra poder atualizar o Android.
Mas, enfim, o foco de tudo isso não foi necessariamente falar do defeito do aparelho mas sim desmistificar a tal lenda que criaram da morte do orkut. Se ele já tivesse realmente morrido como falam, tal recall e solução do problema não teria acontecido. Atualmente, não há nenhuma rede social de grande alcance que tenha tão boa ferramenta de fórum como as comunidades do orkut.

E bem, reflita: já tentou baixar seriados e CDs pelo facebook? No orkut você ainda consegue.

Comentários

Blog do Jeife disse…
só o visual q ficou meio simples demais. aquele navbar q fica em cima tem como tirar.

@jeife
semdramas disse…
sinto muita falta de algumas comunidades, principalmente pra baixar músicas.
as vezes tenho vontade de criar outro perfil, mas a preguiça sempre vence a vontade.

Postagens mais visitadas deste blog

O dia que o padre Marcelo Rossi matou Jorge Lafond

A fantástica raquete mata mosquito

O dia que fui iludido por DM... por um supermercado.