Evangélicos: o que são, onde vivem, o que comem. Sexta no Globo Repórter.

Muita gente não sabe e alguns até mandam um "hahaha que mentira bacon" quando eu conto, mas o fato é: eu sou nascido e criado na igreja evangélica, mais precisamente na Assembleia de Deus.
Mas não vim aqui falar o porquê de não ser mais (fica pra outra hora, prometo).
Hoje, vou passar aqui algumas curiosidades sobre como é a vida evangélica, até pra derrubar alguns mitos, escancarar algumas verdades etc...
Lembrando que estou falando de igrejas sérias, não das neo-pentecostais como universal, mundial do poder de deus, etc...
- O povo evangélico se sente sim perseguido e vítima de preconceito, como uma minoria. E de fato, é. Tipo: ser sempre retratado estereotipado, a mídia mostrar como "normal" o casamento em igreja católica (ou você já viu uma novela terminando com casamento celebrado por pastor?), as rádios "normais" tratarem o catolicismo como religião oficial (vide a Ave Maria das 18:00 que até rádio de supermercado toca), além da cobrança do dia a dia pelo simples fato da pessoa professar uma fé onde ela é cobrada externamente a ter uma postura 100% correta em tudo.
- Esse sentimento que levou à criação de fortes lideranças evangélicas na política. Se antes era um nome ou outro (particularmente no Rio lembro dos deputados Sotero Cunha e Francisco Silva) agora existem lideranças nacionais que levam como principal bandeira o fato de serem evangélicos.
- formou-se assim o forte sentimento "evangélico vota em evangélico". Em geral não se avalia nenhuma proposta dos candidatos mesmo não. apenas se olha a fé.
- A intenção dos evangélicos, acredite, é a melhor, ao menos pra eles. Isso porque na ideia de um evangélico a melhor coisa que uma pessoa pode ter é a SALVAÇÃO, meio que mandando se lixar a vida por aqui valorizando mais pós-vida. Por salvadão, entende-se morrer e ir pro paraíso sendo esse objetivo alcançado majoritariamente pelos próprios evangélicos. Isso justifica a igreja ser tão pouco preocupada com questões sociais e gastar muito com o que chamam de "missões"(envio de missionários para conquistar novos adeptos). Acredite: não é questão financeira que busca a entrada de novas pessoas, e sim a conquista da alma. É quase um troféu alguém falar "consegui x almas pra jesus hoje".
- A explicação dos evangélicos para quase todas as coisas é bastante maniqueista: ou é de deus ou é do diabo. Inclusive a explicação para quase tudo supostamente sobrenatural que ocorre em outras religiões é ser do diabo. Seja um santo baixar, alguém incorporar um espírito, chegar ao nirvana ou entrar em transe com um mantra hare-krishna, a explicação é sempre essa.
- Os evangélicos em geral até fingem que gostam dos católicos mas na real consideram idólatras por "adorar imagens" e pela devoção à Maria. Há inclusive pregações sem microfone sobre o tema.
- O evangélico pode transar por prazer dentro do casamento, sem essa coisa de ser só pro procriação. Mas claro: sempre dentro do casamento.
- masturbação também não pode. dizem que o certo é ter a polução noturna.
- inclusive, o sexo é maior dos pecados dentro de uma igreja. Um jovem pode fazer fofoca num dia, furar fila no outro e fingir que tá dormindo no ônibus pra não dar lugar pra uma senhora no dia seguinte. nada vai acontecer. Mas se eventualmente transar com a namorada, eles são SUSPENSOS do corpo de membros por um tempo X, onde não pode participar da maioria das atividades e nem participar da santa seia (um ritual mensal onde se come um pedaço de pão e bebe o suco de uva, q representa o vinho).
- a igreja não proíbe ninguém de ler ou assistir nada, nem mesmo jogar futebol e ver jogo do seu time. o que "pega mal" é ouvir músicas que não sejam evangélicas.
- Também não proíbe ninguém de estudar nada.
- Álcool e cigarro são proibidos com a alegação de que o corpo é o templo do espírito santo e fazer mal ao corpo é fazer mal ao espírito santo. Entretanto nunca vi proibirem consumo de colesterol e vida sedentária, que matam muito mais que álcool e cigarro.
- A homossexualidade para um evangélico não é condição e nem mesmo opção: é fruto de obra demoníaca.
De cabeça, o que lembro agora é isso. Dúvidas, elogios, comentários e xingamentos: pode usar os comentários.
Abraços!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O dia que o padre Marcelo Rossi matou Jorge Lafond

A fantástica raquete mata mosquito

O dia que fui iludido por DM... por um supermercado.